Hoje iremos de curiosidade! Vamos contar apra vocês qual o rendimento da carcaça de um boi. Sim, é assim que chamamos.

Você sabia que um animal de 500kg vai render cerca de 190kg de carne?

Vamos te explicar como se chega nesse número, dá uma olhada abaixo!

Após abatido, obtêm-se a carcaça e geralmente o que se aproveita dela é cerca 50%. Essa quantidade vai para um processo de resfriamento de pelo menos 24hs (maturação sanitária) e nessa etapa a carcaça perde até 2% através de evaporação.

E os ossos? Eles representam cerca de 20% do peso da carcaça, com suas retiradas, teremos mais uma perda.

Depois do processo de desossa, os cortes passam por refile (limpeza), no qual retiram-se membranas, coágulos, cartilagens etc. (mais cerca de 3% de perda).

Os ossos e os resíduos de carne são processados e transformados em farinha de carne e ossos. Que por sua vez, são muito utilizados para a alimentação de suínos, aves, cães e gatos.

Ah! Lembrem-se que aqui estamos falando só do que é utilizado como alimento viu?! Temos que pensar que desses 500Kg, no qual cerca de 190Kg serão carne, mais a farinha feita a partir dos resíduos, ainda teremos o couro que é utilizado para a confecção de roupas e outros acessórios.

Enfim, praticamente tudo é aproveitado!

Esperamos que tenham gostado desta curiosidade!