Sabe aquela dúvida, quando te perguntam: “Essa carne que você comprou é maturada?”.

Agora vai ficar fácil pra você responder seu amigo! Conheça um pouco mais sobre o processo de maturação que vamos explicar abaixo.

A maturação é um processo natural que ocorre após o abate do animal, no qual a ação das enzimas que atuam nas proteínas começam a agir aumentando sua maciez através da quebra das fibras musculares.

Agora vamos aos tipos de maturação:

Wet Aged (maturação úmida)

As carnes que compramos embaladas a vácuo no supermercado são exemplos de carnes deste processo de maturação. Após o porcionamento dos cortes no frigorífico, a carne é colocada em um saco plástico e através do processo de vácuo é retirado o ar da embalagem. Durante todo este período, as enzimas continuam trabalhando na maturação (quebra das fibras musculares), deixando-a mais macia e sem risco de proliferar bactérias (por estar em ambiente sem contato com o ar).

Dry Aged (maturação a seco)

No processo de dry aged, as peças de carne são armazenadas sem nenhum tipo de proteção, o local de armazenamento (ou câmara de maturação), por sua vez, deve ter temperatura (entre 1°C e 3°C) , umidade (entre 60% e 70%) e ventilação controladas.

O tempo de maturação a seco é de pelo menos 30 dias, momento no qual consegue se perceber a real alteração da carne, principalmente no sabor e também em sua maciez.

É isso! Espero que tenhamos esclarecido um pouco para vocês, mas o assunto é mais extenso e complexo. Qualquer dúvida, chama a gente nas redes sociais!